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Boas Práticas





O que é o Banco de Boas Práticas?
O Banco de Boas Práticas do Tribunal de Justiça de Alagoas foi instituído por meio da Portaria 702, de 10 de abril de 2014. O objetivo do “Banco de Boas Práticas” é incentivar a troca de experiências entre as diversas unidades do Poder Judiciário de Alagoas, a disseminação de boas práticas, a melhoria dos serviços prestados, além de motivar e valorizar os magistrados e servidores.

O que são boas práticas?
São consideradas boas práticas atividades, ações ou experiências que contribuam para aprimorar os processos de trabalho, a agilidade da prestação jurisdicional, a satisfação do público alvo, o alcance das metas estratégicas, as práticas sociais, as práticas ambientais, a otimização de despesas e outros aspectos significativos aos serviços.

Como inscrever uma prática?
As práticas deverão ser inscritas e enviadas via INTRAJUS para a Comissão Avaliadora do “Banco de Boas Práticas”, conforme formulário específico (Anexo I da Portaria 702, de 10 de abril de 2014). A inscrição deverá ser formalizada, exclusivamente, pelos responsáveis das respectivas unidades jurisdicionais ou administrativas. As práticas aprovadas pela Comissão Avaliadora e o nome dos seus respectivos autores serão publicadas no portal TJAL (APMP - Planejamento – Boas Práticas), , e em outros meios de comunicação.


Documentos

  • ATO NORMATIVO Nº 106, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2017
  • Anexo I - Formulário de Inscrição
  • Anexo II - Avaliação da Prática



  • Práticas Aprovadas

  • Aplicativo para Smartphones Easy Audiência - Adelino Ângelo da Silva
  • Planejamento Operacional Vara Única da Comarca de Cacimbinhas (Triênio 2012/2014) - Dr. Edivaldo Landeosi
  • Intimando a Defensoria Pública - Karina Nakai de Carvalho Barros
  • Trâmite prioritário de processos julgados - Dr. Kleber Borba Rocha
  • Monitoramento semanal dos processos em andamento sem movimentação há mais de cem dias - Cleonice Aparecida Silveira Carvalho
  • Método prático para evitar que os processos de investigação de paternidade fiquem suspensos, tendo em vista a necessidade de realização do exame de DNA - Dr. André Gêda Peixoto Melo
  • Custas judiciais realizadas pela própria serventia - Marlyane Vanderlei Santos de Almeida
  • Arquivamento provisório de processos sem pendências relevantes - Marlyane Vanderlei Santos de Almeida
  • Intimações sem papel - Marlyane Vanderlei Santos de Almeida
  • Cadastro de partes com o objetivo de proporcionar celeridade e descongestionamento processual forense, bem como reduzir significativamente o número de impressões pelas unidades judiciárias - Emy Doriane Pedroza Souza Peixoto
  • Proferimento de sentença oral, em audiência, através de equipamento audiovisual – Dr. Ygor Vieira de Figueirêdo
  • Otimização na condução de processos de inventário – Dr. André Gêda Peixoto Melo
  • Otimização procedimento de inventário – possibilidade de sentença homologatória com existência de débito tributário - Dr. André Gêda Peixoto Melo
  • Semana do arquivamento de processos - Dr. José Miranda Santos Júnior
  • Correição Cartorária Trimestral – Isabela Calumby Rodrigues
  • Eficiência cartorária na gestão processual através do controle diário da fila “ag. análise de cartório” – Bianka Fernanda Duarte Lessa Ferreira dos Santos
  • Intimação objetiva por ato ordinatório – Kylma Macêdo de Carvalho Souto
  • Intimação dos autuados em Termos Circunstanciados de Ocorrência pela própria Autoridade Policial – Dr. Helestron Silva da Costa
  • Designação de audiência “una” de instrução e julgamento imediatamente após o recebimento da denúncia - Dr. Anderson Santos dos Passos
  • Central de controle de informação eletrônica e gestão do fluxo de cartas precatórias e providências externas – Miriam Sarmento Lessa Monteiro de Melo
  • Prestação de serviços à comunidade, por adolescentes em conflito com a lei, no âmbito do Poder Judiciário – Dr. Maurílio da Silva Ferraz, Dr. Ney Costa Alcântara de Oliveira, Iranilda de França Lima Mergulhão e Sandro de Souza
  • Comunicação de atos processuais com a utilização de ligações telefônicas na Vara de Família e Sucessões – Dr. André Gêda Peixoto Melo
  • Pavimentando Futuros – Maria Lucia de Fatima Barbosa Pirauá
  • Método para evitar a duplicidade da movimentação nos processos – Alane Omena Caldas Costa
  • Controle da efetividade das ações de saúde assistidas pela Defensoria Pública - Samille Monteiro Melo
  • Conciliando à Distância - André Gêda Peixoto Melo