Qualidade

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Qualidade


Sistema de Gestão de Qualidade

“Qualidade é a consistente conformidade com as expectativas dos consumidores”.

A Gestão da Qualidade pode ser compreendida como um conjunto de ações estratégicas organizadas, bem como, atividades voltadas para a otimização de recursos e eliminação de perdas, com objetivo precípuo de atendimento às necessidades e desejos de seus clientes, proporcionando-lhes um alto grau de satisfação.

Há, ainda, a definição de Gestão da Qualidade documentada no Manual do Sistema de Gestão da Qualidade - SGQ do presente Tribunal, segundo a qual, a Gestão da Qualidade engloba todas as atividades da função gerencial que determinam a Política da Qualidade, os objetivos e as responsabilidades, implementando-as através de planejamento, controle, garantia e melhoria do desempenho dentro da referida gestão.


São atividades da Divisão de Qualidade - DQUA:

  • Prestar consultoria em gestão de processos de trabalho;

  • Assessorar na elaboração, implantação e acompanhamento de projetos de racionalização de métodos e processos de trabalho;

  • Assessorar na implantação do Sistema de Gestão da Qualidade;

  • Prestar consultoria no acompanhamento do Sistema de Gestão da Qualidade;

  • Assessorar na elaboração de procedimentos, formulários, manuais e demais instrumentos operacionais de trabalho vinculados à estratégia do Tribunal;

  • Atualizar, revisar e controlar a gestão dos documentos elaborados;

  • Elaborar e manter atualizado o Manual da Qualidade do Poder Judiciário de Alagoas;

  • Compor o Comitê da Qualidade;

  • Agendar, pautar, promover e registrar as reuniões do Comitê da Qualidade;

  • Agendar a realização das auditorias internas da qualidade;

  • Implementar ações necessárias a melhoria do Sistema de Gestão da Qualidade, por meio de ações corretivas e preventivas decorrentes das auditorias realizadas;

  • Acompanhar e avaliar o cumprimento dos indicadores e metas relacionados ao Sistema de Gestão da Qualidade;

  • Promover ações de sensibilização para implantação e gestão da qualidade no âmbito do Poder Judiciário de Alagoas;

  • Promover a divulgação de ações e resultados referentes à gestão da qualidade e à gestão de processos de trabalho;

  • Incentivar a área de Gestão de Pessoas para o desenvolvimento de programa de capacitação contínua de auditores internos da qualidade e de representantes das unidades do Poder Judiciário em gestão da qualidade e gestão de processos de trabalho;

  • Gerir os processos de trabalho para o acompanhamento e controle da qualidade;

  • Elaborar anualmente o Plano de Comunicações da Divisão de Qualidade;

  • Promover intercâmbio com outros Tribunais em assuntos relacionados à gestão da qualidade e à gestão de processos de trabalho.