Geral - 03/04/2019 - 13:21:35
TJAL premia servidores e unidades que se destacaram no projeto Eco Consciente e Solidário
Foram agraciados os servidores que mais colaboraram com a coleta seletiva e as unidades que mais reduziram o número de impressões e o consumo de energia e resmas de papel

Servidores e representantes das unidades foram premiados nesta quarta (3) na Presidência do TJAL. Servidores e representantes das unidades foram premiados nesta quarta (3) na Presidência do TJAL. Foto: Caio Loureiro.

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Tutmés Airan de Albuquerque Melo, entregou, na manhã desta quarta-feira (3), a premiação do projeto Eco Consciente e Solidário. A solenidade homenageou servidores que se destacaram na coleta seletiva, além das unidades que mais reduziram o número de impressões e o consumo de energia e resmas de papel.

Na ocasião, o desembargador elogiou o projeto, que beneficia o Judiciário economicamente e conscientiza os servidores sobre a importância de cuidar do meio ambiente.

“Cada centavo economizado é um dinheiro a mais que a gente gasta ou com o servidor ou na nossa atividade-fim. Todo mundo ganha, e todo mundo de alguma forma participa desse processo”, destacou o desembargador.

A 20ª Vara Cível de Maceió reduziu 89,67% o consumo de resmas de papel nos últimos dois anos. A chefe de secretaria da unidade, Suely Torquatto, destacou a importância do projeto para o meio ambiente.

“Temos essa preocupação com os descartáveis e o papel, que a gente pode reciclar. Redução de energia também, mantendo luzes apagadas e o cuidado de deixar o ar-condicionado desligado quando não tem ninguém no local. É uma preocupação de toda a Vara”, explicou.

A 29ª Vara Cível de Maceió conseguiu reduzir o consumo de energia elétrica em 46,60%. Já o 10º Juizado da Capital se destacou pela redução de 90,98% no número de impressões. A unidade que obteve a maior média de redução nos três indicadores foi a 18ª Vara Cível da Capital, com 48,20%.

Coleta Seletiva

O chefe de gabinete Klístenes Lessa foi um dos premiados por sua colaboração com a coleta seletiva do TJAL. Ele foi o que mais trouxe material reciclável para o Tribunal, em novembro de 2018.

“Eu coletei o que não utilizava mais em casa, e por não saber como destinar algumas coisas, trouxe aqui para contribuir com o projeto. A gente tende a guardar muita coisa que não serve mais, e esse tipo de projeto é interessante porque a gente dá um destino a essas coisas, vai ajudando uma cooperativa, que vive dessa coleta”, disse.

Todo o material reciclável é destinado à Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió (Cooplum). Servidores podem continuar colaborando trazendo recicláveis ao TJAL nas segundas e terças-feiras, das 7h30 às 9h30 ou das 13h às 15h.

Na Escola Superior da Magistratura (Esmal), a entrega deve ser feita às segundas, das 13h às 14h30. Já na Corregedoria Geral da Justiça, os servidores podem levar os materiais às segundas, das 7h às 8h30. Até o meio do ano deve ser implantada a coleta seletiva nos Fóruns de Maceió e Arapiraca.

Thaynara Monteiro - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240



Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.