Corregedoria - 04/04/2019 - 12:53:12
Em congresso, OAB faz homenagem póstuma ao desembargador José Fernando Lima Souza
Fernando Tourinho, o filho, recebeu a honraria no Centro de Convenções, em Maceió; evento ocorre de 3 a 5 deste mês e reverencia nomes de grandes juristas e advogados criminalistas de AL

Desembargador Fernando Tourinho, o filho, foi convidado para receber a honraria. Foto: Itawi Albuquerque Desembargador Fernando Tourinho, o filho, foi convidado para receber a honraria. Foto: Itawi Albuquerque
Fernando Tourinho recebe homenagem póstuma a José Fernando Lima Souza

O desembargador Fernando Tourinho recebeu uma homenagem em memória de seu pai, José Fernando Lima Souza (In Memoriam), durante o Congresso de Ciências Criminais, que acontece no Centro de Convenções de Maceió, de 03 a 05 de abril. Na abertura do evento, organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Alagoas, que conta com a participação de grandes nomes do Direito, o desembargador homenageado foi enaltecido pela contribuição para o Estado Democrático de Direito e dos Direitos Fundamentais.

“É um sentimento muito grande, estou muito emocionado, haja vista que meu genitor teve 29 anos de sua vida dedicados à Advocacia, mais especificamente a Advocacia Criminal. Foi advogado da Caixa Beneficente, atuou em quatro estados da federação e, quase sempre, na esfera penal. Papai era uma pessoa que gostava da Tribuna, gostava muito de fazer júri”, comentou Fernando Tourinho.

Para o advogado Fernando Guerra, coordenador científico do evento, o congresso configura-se como uma oportunidade de se discutir, de forma científica, os entraves e soluções para questões que envolvem os direitos da sociedade e também sobre as problemáticas atuais. Ele comentou sobre a importância de conceder a homenagem ao desembargador que atuou durante 29 anos na Advocacia.

“O momento também é de reverência, de culto àquelas pessoas que contribuíram bastante para o estado democrático de direito, dentre elas, o desembargador Fernando Tourinho, que, em sua carreira, foi um advogado criminalística de escol [destaque], foi um defensor, um bastonário das liberdades, das garantias, nos momentos mais difíceis do nosso país, no tempo sombrio, onde a liberdade era postergada, retirada, sem que houvesse respeito ao ser humano; e ele, combativamente, soube, usando a Constituição e a Lei, repelir aquelas ameaças, arbitrariedades aos direitos constituídos”, disse Fernando Guerra.

O advogado comentou sobre a necessidade de reverenciar os profissionais que garantiram – ou garantem -, bandeiras de liberdade para a sociedade. “Relembrando sempre ao estudante de Direito que ingressa agora, que ele chegou ali porque pessoas como o desembargador Tourinho, que foi um grande criminalista, levantou a bandeira, colocando em risco a própria vida, mas garantindo ao cidadão que iria ser respeitado o direito dele”, argumentou.


Desembargador José Fernando Lima Souza (In Memoriam) foi homenageado pela contribuição ao Estado Democrático de Direito. Foto: Caio Loureiro


O desembargador Fernando Tourinho elogiou a iniciativa. “Alagoas já estava carente desse tipo de evento e é muito importante nós debatermos todo o sistema jurídico nosso: não só o Constitucional, o Civil, mas também o penal, que na verdade nós tratamos de vida, um dos bens mais preciosos”, concluiu.

Também foram homenageados Osman Loureiro (In Memoriam), Antônio Guedes de Miranda (In Memoriam), Antônio Aleixo Paes de Albuquerque (In Memoriam), Amphilóphio Calazans de Souza Guerra (In Memoriam), José de Oliveira Costa, José Fragoso Cavalcanti, Fernando Jorge Guerra Mota e Antônio Nabor Areias Bulhões.


Niel Antonio

Ascom CGJ/AL - (82) 4009-7167


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.