Corregedoria - 05/04/2019 - 12:30:11
Cartório de Ipioca integra projeto-piloto do Selo Digital
Juíza Lorena Sotto-Mayor acompanhou as atividades de implantação da tecnologia, na manhã desta sexta-feira (05); outros três cartórios de Maceió fazem parte do projeto

Dados do serviço adquirido podem ser acessados com a leitura do QR Code através de smartphone. Foto: Itawi Albuquerque Dados do serviço adquirido podem ser acessados com a leitura do QR Code através de smartphone. Foto: Itawi Albuquerque

Mais um cartório de Alagoas passa a integrar o projeto-piloto do Selo Digital, com o objetivo de aperfeiçoar a tecnologia que será implantada em todos os cartórios extrajudiciais do Estado. Na manhã desta sexta-feira (05), a juíza auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça de Alagoas (CGJ/AL), Lorena Sotto-Mayor, visitou o Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais – 4º Distrito de Floriano Peixoto, em Ipioca, onde, com equipe, emitiu o primeiro documento com QR Code.

Na oportunidade, a oficial interina de registro civil Ediléia Cristina Barbosa da Silva, aprovou a medida. “Essa parte digital traz segurança, tanto para o cliente, quanto para o próprio cartório. É uma medida simples, rápida e uma forma eficiente de outro órgão acompanhar as ações da unidade”, comentou.

Os procedimentos de implantação do Selo Digital são realizados por representantes da Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação (Diati) do Tribunal de Justiça. As informações emitidas pelos cartórios são validadas pelo Judiciário alagoano, que garante transparência pela possibilidade de acesso aos dados do serviço adquirido com a leitura do QR Code através de smartphone.

As instruções técnicas sobre a ferramenta foram passadas pelo servidor Jonathan Sousa Araújo. O servidor Guilherme, do setor de serventias extrajudiciais, fez um contato prévio com as representantes do cartório e acompanhou as ações de implantação. Também integram o projeto-piloto o 1º Ofício de Registro de Imóveis e Hipotecas, o 1º Tabelionato de Notas e Protestos e o Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais – 1º Distrito. 


Niel Antonio

Ascom CGJ/AL - (82) 4009-7167


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.