Homenagem - 16/07/2019 - 14:10:03
Servidores do SAJ ministrarão cursos nas comarcas do interior de AL
Reunião com o corregedor teve o objetivo de discutir a agenda de visitas às unidades judiciárias; capacitação ocorrerá em parceria com a Esmal

Cursos são direcionados a todas as unidades do interior de Alagoas. Foto: Itawi Albuquerque Cursos são direcionados a todas as unidades do interior de Alagoas. Foto: Itawi Albuquerque

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Tourinho, reuniu-se com os servidores responsáveis pelo Sistema de Automação do Judiciário (SAJ), para discutir sobre a agenda de visitas às comarcas do interior de Alagoas neste segundo semestre. O objetivo é atender aos pedidos dos servidores das unidades do Judiciário que solicitaram cursos de aperfeiçoamento sobre a ferramenta.

“É de suma importância nós melhorarmos o nosso sistema e, por isso, cursos serão realizados nas comarcas do interior do Estado. A Corregedoria solicitou à Escola Superior da Magistratura a realização dos cursos e o pedido foi deferido”, comentou o corregedor.

Em visita às comarcas do interior, Fernando Tourinho tem solicitado aos servidores que encaminhem à Corregedoria Geral da Justiça (CGJ/AL) as principais dúvidas acerca do sistema, para que os ministradores dos cursos tenham foco nessas dificuldades.

A partir de agosto, a capacitação será ministrada pelos servidores Bruno Lessa, Erikson Soares e Luiz Henrique. “Além de sanar dúvidas sobre o andamento processual, os servidores solicitaram, por ofício, algumas mudanças no SAJ que estão sendo analisadas para o aperfeiçoamento do sistema e, consequentemente, para dar celeridade aos procedimentos”, comentou o servidor Bruno Lessa.

Os cursos são direcionados a todas as unidades do interior de Alagoas e também serão ministrados aos servidores dos últimos concursos. As inscrições estarão abertas e serão realizadas exclusivamente via internet, no site http://eventos.esmal.tjal.jus.br/login, no período de 02/07 até o dia do evento nas comarcas. A cada unidade será ministrada 3h e 30min de curso.


Principais demandas

Correção de alguns modelos (despacho, decisão, sentença, mandados, cartas, entre outros) já existentes;

Novo procedimento realizado pela Corregedoria Geral da Justiça (CGJ/AL) para inspeções;

Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP 2.0);

Procedimentos para elaborar relatórios referentes às unidades, para acompanhar os processos que estão parados e precisam de andamento;

Esclarecimento de dúvidas em geral, com foco nas unidades.


Confira o calendário da capacitação no Edital.


Niel Antonio - Ascom CGJ/AL

imprensacgj@tjal.jus.br - (82) 4009-7167


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.