Corregedoria - 17/08/2019 - 11:05:22
OAB/AL homenageia desembargador José Fernando Lima Souza
Honraria foi recebida pelo filho, desembargador Fernando Tourinho, e pelo neto, Eduardo Omena, durante a abertura do 3º Concurso do Júri Simulado; estudantes de oito faculdades de Direito participam da competição

Presidente Nivaldo Barbosa e integrantes da OAB entregam homenagem. Foto: Itawi Albuquerque Presidente Nivaldo Barbosa e integrantes da OAB entregam homenagem. Foto: Itawi Albuquerque

Na noite desta sexta-feira (16), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Alagoas, homenageou o desembargador José Fernando Lima Souza (In Memoriam), durante a abertura do 3° Concurso do Júri Simulado, do qual participam estudantes do curso de Direito de oito instituições de Alagoas. A honraria foi recebida pelo desembargador Fernando Tourinho, corregedor-geral da Justiça de Alagoas, filho do homenageado, e pelo neto, Eduardo Omena.

"Meu pai foi advogado por quase trinta anos e atuou muito no tribunal do júri. Na verdade, é uma bela homenagem e a gente sai daqui muito feliz. Em nome de minha família, quero agradecer à OAB por esse importante júri simulado com as faculdades. Desejo aos alunos sucesso, porque todos, para mim, são vitoriosos, uma vez que estão tendo a oportunidade de já trabalhar no que vão fazer quando deixarem a faculdade", comentou o corregedor.

Na oportunidade, a OAB/AL apresentou um vídeo produzido pela Diretoria de Comunicação do Tribunal de Justiça de Alagoas que retrata a história do desembargador José Fernando Lima Souza.

Para o presidente da OAB/AL, Nivaldo Barbosa, o evento propôs homenagear grandes juristas alagoanos. Ele destacou que o desembargador José Fernando Lima Souza se eterniza por ser exemplo aos advogados por ter atuado de maneira brilhante na advocacia criminal por quase 30 anos.

“O tribunal do júri representa a maior expressão do Direito, aqui no Brasil e em quase todo o mundo, então, homenagear uma pessoa de referência é levar essa cultura para os alunos e advogados. Quando a Escola de Advocacia da Ordem escolheu o desembargador Fernando foi por toda sua trajetória, por toda a sua contribuição. Inclusive, ele veio do 5° Constitucional, então ele é um grande orgulho, um grande jurista, e ele honra o tribunal do júri; ele honra a defesa da liberdade”, destacou Nivaldo Barbosa.

O Concurso do Júri Simulado é uma iniciativa da OAB/AL e, segundo o diretor da Escola Superior de Advocacia, Henrique Vasconcelos, foi adotado pelo Conselho Federal que já realiza o concurso a nível nacional pela segunda vez. 

“É uma iniciativa inovadora e com ampla repercussão. A importância desse evento, desse tipo de atividade, é muito significativa, uma vez que oito faculdades de Direito se inscreveram e estão participando efetivamente. Há batalhas entre elas nessa disputa direta e os classificados que vão chegando às etapas finais chegam a grande final e, posteriormente, sagra-se o grande vencedor, e, a partir daí, vai concorrer junto com as demais seccionais de todo o Brasil no Conselho Federal no Concurso Nacional do Júri Simulado”, disse Henrique Vasconcelos.

As equipes se enfrentam de 16 a 23 de agosto e apenas uma sairá vencedora.


Desembargador José Fernando Lima Souza (In Memoriam) foi homenageado pela contribuição à Advocacia. Foto: Caio Loureiro


Niel Antonio – Ascom CGJ/AL

imprensacgj@tjal.jus.br - (82) 4009-7167


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.