Geral - 15/01/2019 - 12:43:38
Tutmés Airan empossa juízes da Comissão Gestora do Funjuris
Juiz Maurício Brêda permanece na Presidência do órgão, agora ao lado dos magistrados José Miranda e João Dirceu

José Miranda, Maurício Brêda, Tutmés Airan e João Dirceu, após a posse no gabinete da Presidência. José Miranda, Maurício Brêda, Tutmés Airan e João Dirceu, após a posse no gabinete da Presidência. Foto: Caio Loureiro.
Presidente do TJAL empossa Comissão Gestora do Funjuris

Os juízes integrantes da Comissão Gestora do Funjuris – Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário de Alagoas – foram empossados nesta terça-feira (15), pelo presidente do Tribunal de Justiça, Tutmés Airan de Albuquerque Melo.

O magistrado Maurício César Brêda Filho permanece, nesta nova gestão, como presidente da Comissão. O juiz João Dirceu Soares Moraes compõe o órgão como coordenador de arrecadação e fiscalização. E o magistrado José Miranda Santos Júnior assume a coordenação administrativa do Funjuris.

O órgão recolhe custas de processos judiciais e taxas repassadas pelos cartórios extrajudiciais. O presidente Tutmés Airan avalia que o órgão precisa aumentar sua arrecadação para tornar possível as grandes transformações que a sociedade anseia da Justiça.  “O Funjuris é vital hoje pra o Poder Judiciário, porque foi ao longo do tempo assumindo despesas que pertenciam ao orçamento originário”, disse.

O juiz Maurício Brêda afirma que o Fundo conseguirá mais recursos reduzindo a evasão de custas judiciárias. “Esse desafio será maior do que na gestão anterior, uma vez que nós aprendemos um pouco do Funjuris nesses quase dois anos e vamos agora tentar implementar novas medidas”.

Tutmés Airan também enfatizou a importância de se reduzir a burocracia no órgão. “[O juiz] Maurício é um trator, e nós precisamos de tratores para enfrentar essa burocracia que trava as coisas. Quem compõe o Funjuris tem que ter esse perfil”.

“Hoje nós queremos que a população não precise se descolar até a sede do Funjuris para resolver suas pendências”, explicou Maurício Brêda. “Estamos implementando e aumentando essa atuação virtual”, disse.


Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - IN
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.