Maceió,
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE ALAGOAS
 Email
 
Aumentar tamanho da fonteDiminuir tamanho da fonte
Sala de Imprensa :: Notícias



Hélio Pinheiro palestrou no 113º Encontro do Conselho dos TJs, nesta sexta (2), no Hotel Ritz Lagoa da Anta.
15:30:20 - 02/03/2018
Juiz Hélio Pinheiro destaca importância da gestão para as Cortes de Justiça
Magistrado palestrou no 113º Encontro do Conselho dos TJs, nesta sexta-feira (2), e apresentou os avanços do Judiciário alagoano

     

Durante palestra no 113º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça, nesta sexta-feira (2), o juiz Hélio Pinheiro Pinto, auxiliar da Presidência do TJ de Alagoas, falou sobre gestão. Segundo o magistrado, esse é o principal desafio enfrentado pelas Cortes de Justiça na atualidade.

“Temos um Judiciário forte e o que precisamos, efetivamente, é administrá-lo melhor, por meio de uma gestão eficiente e responsável. A limitação orçamentária é um obstáculo, mas temos que compensar isso com uma gestão mais austera, investindo em pontos estratégicos para obtermos os melhores resultados”, afirmou.

Na palestra, o juiz também apresentou os avanços do Judiciário de Alagoas no último ano. Hélio Pinheiro citou a modernização do parque tecnológico do TJAL, com investimentos na ampliação da velocidade dos links de telecomunicações e na virtualização dos processos. “Somos, segundo o Conselho Nacional de Justiça, um dos quatro tribunais onde todos os processos novos ingressam de maneira eletrônica. Em relação às ações mais antigas, 95% delas estão digitalizadas”.

Esse grau de virtualização, de acordo com o juiz, permitiu ao Judiciário de Alagoas criar, em novembro do ano passado, a Secretaria de Processamento Unificado (SPU), local que vai concentrar o cumprimento de todos os atos processuais do Estado. “Essa unidade deve começar a funcionar agora em março. Ter os atos processuais em um único ambiente vai triplicar a produtividade dos servidores e reduzir os gastos”, destacou Hélio Pinheiro, ressaltando que o modelo de Alagoas se inspirou no adotado em Mato Grosso do Sul.

A posse de novos juízes e o concurso para servidores, com provas agora em março, foram outros assuntos abordados na palestra. Hélio Pinheiro também destacou os projetos sociais do TJAL, entre eles o Moradia Legal e o Rural Legal, que concedem títulos de propriedade a famílias de baixa renda. O projeto Justiça Itinerante, que em 2017 beneficiou mais de 28 mil pessoas em Alagoas, e o Cidadania e Justiça na Escola, que contempla estudantes de escolas públicas, também foram apresentados aos participantes do evento.

“Esse encontro com os presidentes dos Tribunais de Justiça é importante porque possibilita a troca de experiências. Cada TJ vai aprendendo com o outro e, dessa forma, evoluímos no sentido de oferecer uma melhor prestação jurisdicional”, concluiu o juiz.

Diego Silveira Soares - Dicom TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240


Galeria
----------------------------------------------------------------------------------------------------


Matérias Relacionadas
----------------------------------------------------------------------------------------------------
Justiça, saúde e solidez fiscal são discutidos no 113º Encontro do Conselho dos
TJAL recebe 113º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça

Voltar voltar Topo topo Página Principal home

Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas - Praça Marechal Deodoro, 319 - Centro, Cep.: 57020-919, Maceió-AL, Fone: (0**82) 4009-3100