Geral 10/06/2019 - 17:46:32
TJAL pretende ofertar serviços para a população no Maceió Shopping
Presidente Tutmés Airan debateu a possibilidade de levar as vans da Justiça Volante e do Cejusc Itinerante para atendimento nos finais de semana

Botão whatsapp
Presidente Tutmés Airan, superintendente do shopping, Robson Rodas, magistrados e servidores debateram a ideia. Foto: Adeildo Lobo Presidente Tutmés Airan, superintendente do shopping, Robson Rodas, magistrados e servidores debateram a ideia. Foto: Adeildo Lobo
Justiça pretende ofertar serviços para a população no Maceió Shopping

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Tutmés Airan de Albuquerque, debateu com o superintendente do Maceió Shopping, Robson Rodas, a possibilidade de ofertar os serviços dos programas Justiça Volante e Cejusc Itinerante no shopping, localizado no bairro de Mangabeiras. A princípio, os atendimentos serão feitos nas vans dos projetos e durante os finais de semana.

De acordo com desembargador Tutmés Airan, a ideia é levar serviços importantes para mais perto da população, que poderá resolver conflitos relacionados a pequenos acidentes de trânsito e participar de mediações e conciliações de demandas simples, como divórcio e questões ligadas ao consumidor.

“O que é melhor é que nós vamos ofertar tudo isso nos finais de semana, quando o número de pessoas que vai ao shopping é bastante significativo e a tendência é que esse serviço vá para um espaço físico, nós já estamos costurando uma espaço fixo para instalarmos um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) lá no shopping.

Segundo Robson Rodas, circulam entre 40 e 42 mil pessoas nos dias de semana e entre 45 e 46 mil nos finais de semana. Ainda segundo Rodas, o Tribunal contará com apoio na divulgação dos serviços no shopping e a parceria não acarretará custos para o Poder Judiciário.

“Será de suma importância essa parceria e quem ganhará é a própria sociedade, porque terá o Poder Judiciário atendendo mais próximo. O Maceió Shopping é bem localizado, tem o entorno totalmente verticalizado, fica a dois quilômetros da praia e a dois quilômetros e meio do centro da cidade, então, a localização favorece essa prestação do serviço”, destacou.

A juíza Luciana Sampaio, titular do 12º Juizado Especial - Trânsito, explicou que se trata de uma ideia simples, mas que traz efetividade e alcance social muito bom para os jurisdicionados, facilitando a vida do cidadão.

“Colocar esses serviços em um centro comercial de grande movimentação é para dar um enfoque ao nosso objetivo, que é trabalhar a questão da conciliação e mediação para a gente tentar tirar do Poder Judiciário tantas demandas que podem e devem ser resolvidas no campo extrajudicial”, explicou a magistrada.

Também participaram da reunião os juízes José Miranda Santos Júnior, coordenador-geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), André Gêda, coordenador da Justiça Itinerante, e Alexandre Lenine, auxiliar da Presidência do TJAL, além de diretores e servidores do Tribunal.

Robertta Farias - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3240/3141


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.