Virtualização 25/08/2016 - 18:46:09
Biblioteca Digital Fórum passa por atualizações e recebe novos títulos
Sistema já pode ser acessado e tem navegação mais simples e eficiente

O contrato entre a Biblioteca Geral do Poder Judiciário e a Editora Fórum foi renovado por mais doze meses, passando a vigorar até o mês de agosto de 2017. E para atender melhor aos servidores e magistrados do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), a Biblioteca Digital Fórum passou por uma reformulação em sua navegabilidade e também por uma expansão no conteúdo disponibilizado.  

As mudanças podem ser notadas ao acessar o sistema, que agora apresenta uma interface mais amigável e um sistema de busca mais eficaz. Os novos títulos incluídos na plataforma, a exemplo da “Biblioteca Digital Fórum de Livros – 3ª Série” e a “Coleção Digital Fórum Jacoby de Direito Público”, também já podem ser acessados.  Eles irão se somar aos cerca de 40 periódicos e 150 livros digitais disponibilizados desde o ano passado pela Biblioteca Digital Fórum. 

Com uma média de 1.500 acessos mensais, a Biblioteca Digital Fórum se configura como uma fonte de estudos segura, ampla e atualizada para os trabalhadores do poder judiciário, contribuindo para a sua produtividade e capacitação. 

De acordo com Mirian Ferreira Alves, diretora da Biblioteca Geral do Poder Judiciário, o TJ/AL tem investido na virtualização de seus processos e o acesso remoto ao conhecimento, por meio do acionamento de plataformas digitais, é uma maneira de potencializar o alcance das ferramentas tradicionais de pesquisa. 

“O TJ/AL possui apenas uma Biblioteca, localizada em Maceió, para atender a todos os seus servidores e magistrados. Compreendemos que esta limitação física dificulta o acesso a fontes de pesquisas, principalmente para aqueles lotados em municípios do interior. Com o contrato, esperamos que mais pessoas utilizem a tecnologia disponibilizada para se capacitar e para atender à sociedade de forma ainda melhor”, explica Mirian.   

No intuito de ampliar as possibilidades de fundamentação jurídica para servidores e magistrados, o TJ/AL irá, ainda, disponibilizar uma nova plataforma, a Revista dos Tribunais Online. A base virtual de informações está em fase de implantação e ficará disponível para acesso a partir do mês de setembro. O novo acervo será composto por 25 periódicos, 19 coleções de livros digitais, bem como por legislações e jurisprudências. 

Novas aquisições da Biblioteca Digital Fórum

A “Biblioteca Digital Fórum de Livros – 3ª Série” conta com 104 obras no formato digital, sendo 64 títulos que compõem o acervo inicial e outros 40 que serão disponibilizados até o final da vigência do contrato. Estas obras referem-se a estudos desenvolvidos por renomados autores nacionais e internacionais em diversas áreas do direito. 

Já a “Coleção Digital Fórum Jacoby de Direito Público” é composta por 12 livros do Prof. Jorge Ulisses Jacoby e abrange, principalmente, títulos de Direito Administrativo. 

O acesso à Biblioteca Digital Fórum pode ser feito de duas formas: diretamente pela página da Editora Fórum, quando o acesso se dá na rede interna do Poder Judiciário; e por meio de login e senha quando o acesso é externo. 

Os usuários que encontrarem dificuldades de acesso ou no manejo da ferramenta podem dirimir as suas dúvidas pelo telefone 2126-5350 ou através do e-mail biblioteca@tjal.jus.br. 

A Biblioteca Geral do Poder Judiciário está localizada na Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal), situada na rua Cônego Machado, nº 1.061, bairro Farol, em Maceió. 

Carolina Amâncio - Esmal TJ/AL

imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5363






















LEGISLAÇÃO E NORMAS