Geral 29/09/2016 - 13:30:20
Videoconferência do TJ/AL é tema de palestra em evento nacional
Na ocasião, foi apresentado o Sistema de Marcação de Videoconferência (Simavi), fundamental para o sucesso da videoconferência em Alagoas

Diretor de Tecnologia do Tribunal de Justiça, José Baptista. Diretor de Tecnologia do Tribunal de Justiça, José Baptista. Foto: Caio Loureiro.
TJ/AL inaugura videoconferência: “é um divisor de águas”, diz presidente
Tribunal de Justiça inaugura videoconferência nas audicências criminais de AL

O diretor adjunto de Tecnologia da Informação (Diati), José Baptista, ministrou uma palestra no 11º Congresso de Inovação no Poder Judiciário (CONIP), na manhã desta quinta-feira (29). A palestra tratou sobre a utilização da videoconferência na Justiça de Alagoas, abordando melhorias e avanços trazidos com o modelo inovador de audiências.

A própria participação de Baptista no evento se deu por meio de videoconferência. O evento acontece em Brasília e o servidor falou em Maceió.

Na ocasião, foi apresentado o Sistema de Marcação de Videoconferência (Simavi), projeto inovador que é fundamental para o sucesso da videoconferência em Alagoas. “O Simavi estreitou as relações entre o sistema prisional e as varas criminais, além de reduzir custos para o Tribunal de Justiça, aspectos muito importantes”, contou.

De acordo com José Baptista, os ouvintes mostraram interesse e interagiram, esclarecendo dúvidas a respeito do funcionamento da ferramenta. “Em outros estados, o sistema foi instalado pelo Poder Executivo. O modelo implantado aqui é inovador, pois é um projeto realizado de acordo com as necessidades do Poder Judiciário. Em Alagoas, o Sistema de marcação é mais dinâmico”, explicou.

A videoconferência foi inaugurada na Justiça estadual de forma definitiva em março de 2016.

CONIP Judiciário 2016

O evento acontece nos dias 28 e 29 de setembro, e reúne profissionais de todos os Tribunais do país. No CONIP, são apresentadas ações que contribuem na resolução de problemas rotineiros da Justiça brasileira, além de inovações no uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC).


Graziela França - Dicom TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240























LEGISLAÇÃO E NORMAS