Interior 05/02/2020 - 07:26:19
Juízo Proativo: 26ª Vara Cível baixou mais de 3 mil processos em 2019
‘Baixa’ ou ‘arquivamento’ significa que a ação judicial foi encerrada; unidade teve um total de 2.222 novos casos no ano

Juiz Wlademir Paes de Lira conduz os trabalhos da 26ª Vara Cível de Maceió. Juiz Wlademir Paes de Lira conduz os trabalhos da 26ª Vara Cível de Maceió. Foto: Caio Loureiro.
Juízo Proativo: 26ª Vara Cível baixou mais de 3 mil processos em 2019

A 26ª Vara Cível da Capital baixou (arquivou) 3.282 processos em 2019, posicionando-se como a melhor vara de família nesse quesito, de acordo com a aferição Juízo Proativo, do Tribunal de Justiça de Alagoas.

O arquivamento definitivo significa que a ação judicial foi encerrada, isto é, não cabem mais recursos. Como a unidade teve 2.222 processos inciados no ano, os resultados indicam uma taxa de atendimento à demanda de 148%.

Para o juiz Wlademir Paes de Lira, titular da vara, os bons números são consequência de um conjunto de fatores. “Uma equipe engajada e competente faz toda a diferença. Contamos com servidores capacitados, dispostos a prestar um bom serviço ao público”, disse o magistrado.

Ele destacou que o foco do trabalho é sempre o resultado para a população. “O intuito é justamente dar andamento processual para sentenciar o maior número de processos, de forma coerente e rápida, a fim de servir adequadamente a sociedade. O número é apenas uma consequência”.

A 26ª Vara julgou 2.253 processos no ano. Considerando a relação com o número de casos novos, obteve uma taxa de produtividade de 101%.

Outro número considerado importante pelo Tribunal e o Conselho Nacional de Justiça é a taxa de congestionamento, que ficou em 51% na unidade. O índice leva em conta o estoque de processos no início do período, o número de entrados e o de arquivados. Quanto mais rápido a ação tramita até o seu arquivamento definitivo menor é a taxa que identificará o estoque de processos remanescentes no final do período.

Com esses resultados, a unidade teve pontuação de 104,07 no Juízo Proativo. Os dados são apurados pela Divisão de Estatísticas da Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário (APMP). A solenidade de premiação ainda não tem data marcada.

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - IN
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240






















LEGISLAÇÃO E NORMAS