Geral 03/11/2020 - 11:53:27
50 egressos do sistema prisional recebem cartões de ticket alimentação
Doação foi feita pelo Instituto Recomeçar, que desenvolve projetos para atender ex-detentos

Márcio Omena e o juiz Diego Dantas entregaram o ticket alimentação ao egresso Valdelírio Cavalcante. Márcio Omena e o juiz Diego Dantas entregaram o ticket alimentação ao egresso Valdelírio Cavalcante. Foto: Caio Loureiro
50 egressos do sistema prisional recebem cartões de ticket alimentação
Cinquenta egressos do sistema prisional de Alagoas receberam, nesta terça-feira (3), cartões de ticket alimentação, com crédito no valor de R$ 300. A entrega foi feita pelo Instituto Recomeçar, que desenvolve projetos para atender ex-detentos.

O juiz Diego Dantas, da Vara de Execuções Penais do Estado, participou do evento, no Sesc Poço, em Maceió. Segundo o magistrado, o Judiciário dará apoio a essa e a outras iniciativas voltadas para a ressocialização.

"Como são poucas as políticas estatais para que as pessoas não retornem ao crime, iniciativas como essa acabam preenchendo um vácuo. É algo que, mesmo de forma tímida, muda muitas vidas", destacou.

José Adenilson, de 44 anos, foi um dos contemplados. Ele saiu do sistema carcerário há quase um ano, e ainda está desempregado. "Veio na hora certa pra ajudar a gente. Só tenho a agradecer de coração".

Gregory Santos, de 30 anos, também recebeu o ticket alimentação. "Representa uma oportunidade que a gente nunca teve. Acredito que novas portas vão se abrir a partir de hoje", ressaltou Gregory, que deixou o sistema carcerário há dois anos e atualmente trabalha na recepção da Procuradoria Geral do Estado.

Parcerias do Judiciário com o Instituto Recomeçar deverão ocorrer no futuro, de acordo com o secretário do programa Começar de Novo, Márcio Omena. "Saímos daqui entusiasmados com a iniciativa do instituto, que se alinha muito ao programa Começar de Novo, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça e também voltado para a educação, a capacitação e reinserção de egressos no mercado de trabalho", reforçou. 

O secretário participou do evento representando os desembargadores Otávio Praxedes, coordenador do Começar de Novo em Alagoas, e Celyrio Adamastor, supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF/AL).


Gregory Santos (à direita) saiu do sistema prisional há dois anos. Ele foi um dos contemplados com o ticket alimentação. Foto: Caio Loureiro 

Oportunidades

Para o representante do Instituto Recomeçar, Cícero Lima, é importante dar oportunidades aos egressos do sistema prisional. "Sabemos que os egressos nem sempre são bem recebidos. Muitos saem dos presídios e não têm para onde ir, procuram emprego e não conseguem. Pela falta de oportunidades, acabam reincidindo no crime".

Os egressos contemplados com os cartões também deverão receber, até o final do mês, cestas de alimentos. A iniciativa tem apoio do Sistema Fecomércio.

Diego Silveira - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br























LEGISLAÇÃO E NORMAS