Conciliação 26/11/2020 - 19:14:18
Judiciário discute últimos preparativos para a 1ª edição virtual da Semana Nacional da Conciliação
Com cerca de 500 processos pautados, força-tarefa será promovida entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, em parceria com a Unit

Videoconferência foi realizada na tarde desta quinta-feira (26) Videoconferência foi realizada na tarde desta quinta-feira (26)
Justiça de AL discute últimos preparativos para a 1ª edição virtual da Semana da Conciliação

O Setor Processual do Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Fórum da Capital realizou, na tarde desta quinta-feira (26), uma reunião online com os magistrados que participarão da 1ª edição virtual da Semana Nacional da Conciliação. Com cerca de 500 processos pautados, a força-tarefa será promovida entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit).

De acordo com a analista judiciária Ana Paula Araújo, responsável pelas audiências virtuais do Setor Processual, estarão presentes nas salas apenas os conciliadores e mediadores, alguns servidores e juízes. As partes, segundo a servidora, só participarão por meio de videoconferência.

''Percebemos que seria inviável realizarmos de maneira presencial porque seria um fluxo muito grande de pessoas circulando no mesmo ambiente. Com a experiência das videoconferências durante a pandemia, o Tribunal de Justiça decidiu que a ação seria promovida de forma virtual, dando até mais possibilidade das partes participarem'', contou.

Durante a reunião, a coordenadora do setor, juíza Maysa Cesário explicou aos colegas magistrados como serão os procedimentos paras as audiências de mediação e conciliação nessa edição. Os Cejuscs são coordenados pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), que tem à frente o magistrado José Miranda. 

Também participaram das discussões os magistrados Raul Cabús, André Parízio, André Gêda, Emanuella Porangaba, Bruno Acioli, que é coordenador da Área de Grandes Litigantes do Nupemec, a supervisora geral do Nupemec, Moacyra Rocha e as professoras da Unit, Marizângela Melo e Rita Regis. O juiz Fausto Magno também atuará na semana de conciliação.


Robertta Farias - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br