Corregedoria 14/01/2021 - 22:36:17
Assessoria de Comunicação divulga 410 matérias no biênio 2019-2020
Departamento também prestou assessoria ao Colégio Permanente de Corregedores e realizou a cobertura de dois eventos nacionais

Arte: Itawi Albuquerque Arte: Itawi Albuquerque

A Assessoria de Comunicação (Ascom) da Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJAL) divulgou 410 matérias sobre as ações que ocorreram no âmbito do órgão durante a gestão do corregedor-geral Fernando Tourinho de Omena Souza. A equipe é composta pelo jornalista Niel Antônio, pelo fotojornalista Itawi Albuquerque e a estagiária de Jornalismo Fernanda dos Santos, que, durante esses dois anos, mantiveram diálogo com os setores da CGJAL para divulgar as ações de maneira acessível a todos os públicos, levando conteúdo institucional aos principais veículos de comunicação do Estado.

Dentre as principais atribuições do departamento estão o atendimento à imprensa, com marcação de entrevistas com o assessorado, a criação de infográficos de maneira geral, edição de fotos e vídeos, além do acompanhamento de reuniões e inspeções extraordinárias para a produção de matérias de webjornalismo.

Desde o início da pandemia pelo Novo Coronavírus (Covid-19), e a instituição do Ato Normativo Conjunto nº 4, que determinou o trabalho remoto, a equipe tem divulgado para a imprensa as normativas estabelecidas pela Corregedoria Geral da Justiça, em virtude da importância que elas têm para a sociedade, seja no âmbito judicial ou extrajudicial.

Novo layout do site da CGJAL
A Assessoria de comunicação foi responsável pela elaboração do plano de estruturação para atualizar o site da Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas, em parceria com a Divisão de Tecnologia da Informação, com alteração nas disposições e tamanhos dos botões dos principais serviços oferecidos pela instituição, levando facilidade e agilidade no acesso. Atualmente, o site possui layout responsivo, ou seja, adaptado para que as páginas possam ser exibidas em qualquer formato de tela, sem prejuízo na leitura das informações, seja por meio de desktop, tablet ou smartphone.

Dentre outras atividades, a Ascom também criou o logotipo da Força-Tarefa da Justiça sobre o Caso Pinheiro, uma parceria efetivada com a Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ).

Assessoria do CCOGE
Desde que o desembargador Fernando Tourinho de Omena Souza assumiu a presidência do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE), em janeiro de 2020, a Ascom da CGJAL acompanhou todas as reuniões administrativas da Comissão Executiva e divulgou no site do órgão. Também manteve o endereço eletrônico do CCOGE atualizado com as principais notícias das corregedorias de Justiça do Brasil, o que facilitou a busca por experiências exitosas a nível nacional.

Além disso, realizou modificações no site do CCOGE, com criação de identidade visual e atualização, como também atuou na organização e elaboração do plano técnico para transmissão e divulgação do 83º Encontro do Colégio de Corregedores Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (83º Encoge), 1º Virtual, e do 84º Encontro do Colégio de Corregedores Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (84º Encoge), 2ª na modalidade virtual.

Parcerias
Durante esses dois anos, a parceria com os demais setores da Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas foi essencial para o desenvolvimento das atividades inerentes à Assessoria de Comunicação. Outra colaboração imprescindível veio da Diretoria de Comunicação do Tribunal de Justiça (TJAL), que disponibilizou repórteres para o cumprimento de atividades maiores, a exemplo dos eventos nacionais realizados pela Corregedoria, como também para a produção de vídeos pela TV Tribunal e reportagens de rádio pelo Podcast do TJAL sobre as principais ações que ocorreram na CGJAL.

Para a chefe de gabinete Mariá Tenório, a Ascom tem garantido visibilidade pública à Corregedoria Geral da Justiça, com a produção de matérias institucionais que decifram decisões e atas, de forma clara, simples e objetiva.

“A visão de outrora de que a assessoria de comunicação era um setor de pouca importância não faz mais sentido; hoje se reconhece a imprescindibilidade do departamento para uma gestão de melhor qualidade. Também destaco a excelência dos profissionais Niel, Itawi e Fernanda na execução das atividades, com dedicação, disponibilidade, responsabilidade e conhecimento técnico impressionante”, comentou Mariá Tenório.

Mariá também destaca o trabalho da Ascom na comunicação visual/audiovisual, que teve início com a produção de matérias sobre as inspeções extraordinárias no Estado e se estendeu com a divulgação de vídeos dos departamentos da CGJAL, com o intuito de apresentar para a sociedade a força de trabalho humana da Corregedoria.

“A Ascom aproxima a instituição dos servidores e jurisdicionados, quebrando a frieza de um setor público, dando vida e calor humano às atividades desenvolvidas. Ela afasta o tabu da distância e aproxima a população da figura do corregedor-geral Fernando Tourinho, assim como orienta sobre os entraves surgidos no Poder Judiciário alagoano”, concluiu Mariá.


Ascom CGJ/AL

imprensacgj@tjal.jus.br
(82) 4009-3826 | (82) 99104-9842























LEGISLAÇÃO E NORMAS