Corregedoria 14/01/2021 - 23:06:17
Em dois anos, setor de Serventias Extrajudiciais recebeu 1.911 processos
Consolidação Normativa Notarial e Registral (CNNR) e a implantação do Selo Digital figuram entre os principais avanços na área

Arte: Itawi Albuquerque Arte: Itawi Albuquerque

Durante os dois últimos anos, o campo do Extrajudicial da Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJ/AL) passou por grandes avanços, tais como a elaboração da Consolidação Normativa Notarial e Registral (CNNR), que orienta acerca das atividades inerentes aos cartórios e a implantação do Selo Digital em todo o Estado. Além disso, foi criado um portal que centraliza todos os serviços eletrônicos que são essenciais aos cartórios extrajudiciais.

A coordenadora da Assessoria das Serventias Extrajudiciais, Adriana Mascarenhas, ressalta a importância da implantação do Selo Digital, uma vez que trouxe mais segurança, eficiência e modernidade aos atos praticados.

“Através dos selos eletrônicos, podemos obter diversas informações do ato praticado, pela simples leitura do QR Code gerado.”, comentou Adriana.

Conforme o relatório das atividades realizadas pelo Extrajudicial, ao longo do biênio foram recebidos 1.911 processos, destes, 682 tiveram baixa em 2020. Além disso, apenas em 2019, o setor enviou 26. 822 malotes digitais, 1.717 e-mails e elaborou 297 ofícios.

Ao longo da gestão do corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Tourinho, foi realizada ainda a nomeação de 46 novos interinos e o recolhimento de 11 acervos.

“Sem dúvidas, a gestão do desembargador Fernando Tourinho, foi um marco na trajetória das serventias extrajudiciais do Estado de Alagoas. Tivemos grandes conquistas, como a elaboração da Consolidação Normativa Notarial e Registral, que é a bíblia para os que estão à frente das serventias, para os servidores do Judiciário e também para toda a sociedade que se vale dos serviços cartorários”, pontuou a coordenadora.

No setor das Serventias Extrajudiciais também atuam os servidores Rodrigo Tenório, Fábio Maciel, Márcio Grace, Sílvia da Silva, Jucielly Mendes, Luana Omena, Patrick e o estagiário José Nedson Lopes Lessa.


Fernanda Santos - Ascom CGJ/AL
imprensacgj@tjal.jus.br - (82) 4009-3826 | (82) 99104-9842






















LEGISLAÇÃO E NORMAS