Corregedoria 15/01/2021 - 11:44:47
Fernando Tourinho agradece apoio e comprometimento de cartorários de AL
Durante reunião virtual, que contou com os presidentes da Anoreg e da Arpen, o corregedor destacou os avanços conquistados no Extrajudicial durante os dois anos de gestão

Durante o encontro, desempenho dos servidores e cartorários de AL no campo do Extrajudicial foram enaltecidos. Foto: Itawi Albuquerque Durante o encontro, desempenho dos servidores e cartorários de AL no campo do Extrajudicial foram enaltecidos. Foto: Itawi Albuquerque

O corregedor da Justiça de Alagoas, desembargador Fernando Tourinho, coordenou duas reuniões, de maneira virtual, com o objetivo de agradecer pelo apoio e empenho de todos os oficiais de cartório durante os seus dois anos de gestão à frente da Corregedoria Geral da Justiça (CGJAL), que se encerra nesta sexta-feira (15). Também participaram os presidentes da Associação dos Notários e Registradores (Anoreg/AL), Rainey Marinho, e da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/AL), Cleomadson Abreu. 

Na oportunidade, Tourinho parabenizou a todos os oficiais pelo enfrentamento das pautas e pelo consequente avanço conquistado no âmbito do Extrajudicial durante o biênio 2019-2020, a exemplo da implantação do Selo Digital em todas as comarcas do Estado. A modalidade virtual já está bastante integrada, já que conforme o último levantamento da Divisão de Tecnologia da Informação da CGJAL, de agosto de 2019 a dezembro de 2020, 3.274.052 atos notariais e registrais foram praticados com selos digitais pelos cartórios extrajudiciais.

“Eu gostaria de apertar a mão de todos e até dar um abraço, mas, infelizmente, a situação nos limitou. Grandes passos foram dados no seguimento do Extrajudicial, inclusive, alguns projetos estão em andamento na Assembleia Legislativa, a exemplo do Código de Emolumentos e a mudança do Fundo Especial para o Registro Civil (Ferc) para o Fundo Notarial e Registral (Funoreg). Hoje a maior pauta é o agradecimento a todos que colaboraram para o sucesso das demandas”, destacou o corregedor. 

Outro ponto de grande contribuição foi a Consolidação Normativa Notarial e Registral (CNNR), que a partir do dia 24 de setembro de 2019, sob o Provimento nº 16, foi publicada no site do Tribunal de Justiça. O texto é uma compilação estruturada de normas que regem a atuação dos cartórios e contém interpretações do corregedor de Alagoas. 

“Foram dois anos de muito trabalho e grande crescimento, de forma que eu gostaria de agradecer à toda equipe do corregedor, uma vez que sempre foi muito prestativa e realizou um excelente trabalho. Um agradecimento especial à Dra. Lorena e aos notários e registradores. Gostaria de destacar também a presença marcante do deputado Sérgio Toledo, que sempre foi disposto e sempre lutou pelas coisas que são inerentes à segurança jurídica da categoria”, comentou o presidente da Anoreg, Rainey Marinho. 

À frente da equipe do Extrajudicial, a juíza auxiliar da CGJ/AL, Lorena Sotto-Mayor, enalteceu o comprometimento e a generosidade de todos. “O Extrajudicial é muito mais vasto, rico e detalhado do que inicialmente nós poderíamos supor, então, a palavra é gratidão. Pela recepção, pela partilha, pelo acreditar e pelo respeito. Para mim, foi uma experiência encantadora e eu gostaria de agradecer ao desembargador Fernando, por quem eu sempre tive uma profunda admiração. Agradeço a todos, pois foram muito generosos e disponíveis, irei guardar lembranças desse período com muito carinho”, ressaltou a magistrada. 

Para o presidente da Arpen/AL, Cleomadson Abreu, a gestão do corregedor Fernando Tourinho teve o diálogo como principal marca. “Eu tenho apenas a agradecer e enaltecer a todas as atividades desenvolvidas durante esse período, salientar a excelência e celeridade e reconhecer o empenho realizado pela equipe da Dra. Lorena, pela chefe de gabinete, Mariá Tenório, e  pela servidora Sílvia da Silva”, disse.



Fernanda dos Santos – Ascom CGJ/AL

imprensacgj@tjal.jus.br – (82) 4009-3826 | (82) 99104-9842






















LEGISLAÇÃO E NORMAS