Mais seis unidades judiciais terão apoio da SPU para agilizar processos
Presidente Klever e juiz Hélio Pinheiro discutiram importância da Secretaria de Processo Unificado (SPU) para elevar a produtividade processual
Follow @TJALagoas

O juiz Hélio Pinheiro reforçou ao presidente Klever Loureiro que a Secretaria de Processo Unificado (SPU) já atua em 27% dos processos em tramitação no TJAL e que sua ampliação - de 35 para 41 unidades atendidas- vai agilizar o trâmite de mais de 103 mil processos.
“Com a ampliação, beneficiaremos 41 das atuais 152 unidades judiciárias do TJAL”, explicou o juiz. A SPU conta com 114 servidores, todos focados no cumprimento de atos cartorários relacionados a 35 unidades judiciais cíveis e criminais da capital e do interior.
A Secretaria foi criada em 2017, na gestão Otávio Praxedes, para atender três unidades judiciárias. A ampliação seguinte fez com que o volume de atos praticados fosse crescendo e saltasse de 125 mil, em 2019, para mais de 295 mil, em 2020, na gestão Tutmés Airan.
Ampliação e produtividade
Com mais seis unidades incorporadas ao projeto, a expectativa é que servidores consigam cumprir atos previstos em mais 26 mil processos judiciais. Atualmente, a SPU cumpre atos cartorários relacionados a 27% dos processos em tramitação no Poder Judiciário de Alagoas.
Para Klever Loureiro, “é imensurável o valor da SPU para o trâmite processual”. O juiz Helio Pinheiro e o servidor Steffannon Costa, coordenador da SPU, reuniram-se na quinta (21) com presidente e com os juízes auxiliares Carlos Cavalcanti, Orlando Rocha e Manoel Cavalcante.
Hélio propôs a ampliação do projeto para até 50% das unidades judiciárias de Alagoas. O presidente Klever ratificou a importância do setor, que tem se destacado pela unificação e padronização de atos cartorários, e informou que vai analisar a viabilidade da ampliação.
Maikel Marques - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br