Especial 02/02/2021 - 19:09:57
TJAL alerta sobre importância do diagnóstico precoce do câncer com iluminação externa
Ação de conscientização em alusão ao Dia Mundial do Câncer foi autorizada pelo presidente Klever Loureiro

Iluminação foi viabilizada pela Diretoria-Adjunta de Administração do TJAL. Foto: Adeildo Lobo Iluminação foi viabilizada pela Diretoria-Adjunta de Administração do TJAL. Foto: Adeildo Lobo
O prédio sede do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) recebeu iluminação especial em alusão ao Dia Mundial do Câncer, celebrado no dia 4 de fevereiro. A iniciativa tem como objetivo alertar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde e do diagnóstico precoce para o tratamento da doença no estágio inicial.

A ação de conscientização partiu da Rede Feminina de Combate ao Câncer em Alagoas e foi autorizada pelo presidente Klever Loureiro nesta segunda-feira (1º). A iluminação do TJAL foi viabilizada pela Diretoria-Adjunta de Administração (Darad). 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença não tem uma causa única e pode surgir devido a fatores externos presentes no meio ambiente ou internos, como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas. As causas podem interagir de diversas formas e dar início ao surgimento do câncer. Sendo de 80% a 90% dos casos associados a causas externas.

O INCA também explica que a prevenção primária é composta pela adoção de um modo de vida saudável e não exposição a substâncias causadoras de câncer. A prevenção secundária ocorre quando se detecta e trata doenças pré-malignas, como lesão causada pelo vírus HPV, ou cânceres assintomáticos iniciais.

Para saber mais, clique aqui e acesse o site do INCA.


Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL, com informações do INCA - RF
imprensa@tjal.jus.br























LEGISLAÇÃO E NORMAS