Mulher 06/08/2021 - 16:29:41
#AgostoLilás: Juízes orientam virtualmente profissionais de saúde sobre violência doméstica
‘Maratona’ de lives é iniciativa conjunta da Coordenadoria da Mulher do Judiciário com a Secretaria Estadual de Saúde e Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher

Direcionada à região Maceió, live desta segunda-feira terá participação da juíza Eliana Acioly Machado. Direcionada à região Maceió, live desta segunda-feira terá participação da juíza Eliana Acioly Machado. Arte: Sesau.
Nove magistrados do Poder Judiciário de Alagoas vão participar de lives durante o mês de agosto, num esforço para aperfeiçoar a capacitação de profissionais de saúde de todo o Estado para lidar com casos de violência doméstica.

A “maratona” de lives é uma iniciativa conjunta do Judiciário, por meio da Coordenadoria da Mulher, e da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), em especial o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Mulheres (Cedm).

Com a pandemia, os casos de violência doméstica aumentaram em Alagoas e no Brasil, como observa a juíza Eliana Acioly Machado, uma das organizadoras da iniciativa. Assim, viu-se a necessidade de levar mais orientações especialmente para os agentes comunitários de saúde e trabalhadores dos CREAS e CRAS do estado.

“Esse evento é necessário para mostrar aos profissionais de saúde que eles também fazem parte da rede de proteção à mulher e têm o dever de informar às autoridades competentes - Ministério Público, Delegacia, Judiciário - a existência de violência doméstica, ou em caso até de suspeita apenas. Precisamos de uma maior efetivação da rede de proteção à mulher”, explica a juíza.

Inês Brandão, técnica da Sesau e uma das principais articuladoras da ação, ressalta que a intensa programação de lives é importante para atingir os trabalhadores de saúde que estão em contato direto com a população.

“Nosso objetivo é levar informação às pessoas que trabalham diretamente com essa temática, que estão em contato com a comunidade. Pensamos nos agentes comunitários de saúde, porque são eles o elo entre a comunidade e os serviços”, destaca a servidora. As palestras vão abordar, por exemplo, para quais autoridades os profissionais de saúde devem encaminhar as vítimas de violência doméstica.

Além de juízes, as palestras contarão com profissionais de diversas áreas, como advogados e integrantes dos próprios CREAS e CRAS. Também são parceiros da iniciativa a Secretaria Estadual de Assistência de Desenvolvimento Social, Secretaria Estadual de Educação, Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas, e Universidade Federal de Alagoas. 

Os juízes que vão palestrar nas lives são Eliana Acioly Machado (09/08 - Maceió); Alexandre Machado (10/08 - Arapiraca); Luana Cavalcante (12/08 - Palmeira dos Índios); Nelson Fernadndo (17/08 - Penedo); Fátima Pirauá (18/08 - Porto Calvo); Phillippe Alcântara (19/08 - Atalaia); Eric Baracho (23/08 - União dos Palmares); Raul Cabus (25/08 - Teotonio Vilela) e Elielson Pereira (31/08 - Delmiro Gouveia).

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - IN
imprensa@tjal.jus.br





















LEGISLAÇÃO E NORMAS