Tecnologia 02/12/2021 - 15:36:12
De Teresina, desembargador do TJAL participa de quatro sessões da 1ª Câmara Cível
Convidado para participar de congresso sobre violência doméstica contra a mulher no Piauí, Tutmés Airan julgou, virtualmente, 109 processos com outros desembargadores em Maceió

Desembargadores julgaram 109 processos ontem (1º) e hoje (2) de forma virtual. Desembargadores julgaram 109 processos ontem (1º) e hoje (2) de forma virtual.
De Terezina, desembargador Tutmés participou da 1ª Câmara Cível do TJAL

A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) já estava com as pautas de julgamentos confirmadas quando o desembargador Tutmés Airan de Albuquerque, presidente do órgão julgador, foi convidado para participar do Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra mulher, promovido em Teresina (PI), de segunda (29) até hoje (2). Para evitar o adiamento das pautas para o próximo ano, a solução encontrada foi realizar as audiências com o desembargador no Piauí e os outros em Alagoas. 

Ontem foram realizadas sessões às 9h30, 12h30 e 15h30, com julgamento de 82 processos. Nesta quinta-feira (2), na área de embarque do Aeroporto de Teresina, Senador Petrônio Portella, o desembargador Tutmés Airan participou do julgamento de 27 processos com os desembargadores Fernando Tourinho de Omena e José Carlos Malta Marques, membro convocado.

“Sempre nos finais das sessões, eu fazia questão de celebrar esse milagre da inteligência humana, porque isso é uma coisa espetacular. Eu, a quilômetros de distância, estava julgando processos com meus colegas em Maceió, através de um simples telefone celular. É uma coisa espantosa. Inclusive, quando eu estava a fazê-lo, sentei-me em um lugar onde havia alguns policiais e quando terminei a sessão, estavam todos absolutamente admirados, encantados com esse milagre da tecnologia”, celebrou o desembargador Tutmés Airan. 

De acordo com a secretária da 1ª Câmara Cível, Margarida Melo, adiar as pautas atrasaria o julgamento dos processos e toda a programação do órgão, que tinha sorteado os desembargadores Domingos Neto, Elisabeth Carvalho, Washington Luiz Damasceno e José Carlos Malta para substituírem o desembargador Paulo Lima, que está de férias.

“Estamos em cima do recesso forense, não tínhamos mais tempo para adiar as sessões ainda para este ano. Nós já tínhamos sorteado e convocado outros desembargadores para substituírem o desembargador Paulo Lima ,eles já tinham confirmado e recebido os editais. Antes dessa era tecnológica de sessões virtuais, esses julgamentos teriam que ser adiados. Mas com essa novidade, de Teresina, o desembargador pôde participar das audiências com seus pares”, comentou.

Segundo o diretor-adjunto de Tecnologia da Informação do TJAL, José Baptista, a sessão virtual é segura e pode ser realizada de qualquer lugar que tenha conexão com a internet. "Acredito que é algo que poderá ser utilizado sempre que necessário, mesmo após a pandemia. Com o aplicativo específico, as credenciais dele, usuário e senha na rede do TJAL, garantimos o princípio da autenticidade", explicou. 

Entre os processos pautados estavam apelações cíveis, agravos de instrumentos e embargos de declaração cível. 


Robertta Farias – Dicom TJAL