Especial 09/03/2010 - 10:33:31
Governadora homenageia mulheres que prestaram serviços ao Estado
Elisabeth Carvalho entrega comenda Nise da Silveira em solenidade no Centro de Convenções

Governadora posa entre as homenageadas no palco do Centro de Convenções Governadora posa entre as homenageadas no palco do Centro de Convenções Caio Loureiro (Dicom/TJ)

     Maryland Wanderley /Agência Alagoas

     Dez mulheres que prestaram serviços relevantes ao Estado de Alagoas foram homenageadas, na noite desta segunda-feira (8), com a edição 2010 da Comenda Nise Magalhães da Silveira. O título foi entregue pela governadora em exercício, desembargadora Elisabeth Carvalho, a destaques femininos das mais diversas áreas.

     A governadora em exercício disse que se sente honrada por homenagear mulheres alagoanas em ocasião especial, a exemplo do Dia Internacional da Mulher. “Nise foi uma das mais brilhantes estrelas brasileiras, cuja vida foi dedicada à cidadania e a saúde mental dos brasileiros e que não se intimidou diante dos homens”, destacou Elisabeth Carvalho.

     Receberam a comenda: a ginecologista Eleuza Passos Tenório; a líder indígena Ermelinda Celestino da Silva; a juíza Maria Ester Manso; as advogadas Fernanda Vilela e Marli Ribeiro de Souza;a desembargadora Nelma Torres Padilha; a prefeita de Santana do Ipanema Renilde Bulhões;a cientista social Débora Nunes; a pianista Selma Brito e a coordenadora da Pastoral da Criança, Maria do Amparo, representando a médica Maria Zilda Arns, “in memorian”. “Estas mulheres fizeram por merecer a comenda, pelas muitas lutas, ternuras e missões cumpridas em suas respectivas áreas”, reforçou.

     A pianista Selma Teixeira que coordena há oito anos o concerto aos domingos no Instituto Histórico e Geográfico, foi uma das contempladas. “É uma oportunidade de dar à juventude e a criança uma visão maior da importância da cultura”, disse à homenageada que se tornou referência para a cultura alagoana e música clássica.

     Não menos brilhante é a trajetória da ginecologista Eleusa Tenório que, durante os 50 anos de carreira, dedicou-se à saúde da mulher. Em contrapartida, a líder indígena Ermelinda Celestino, mostra a sabedoria da mulher do campo que se contrapõe aos conhecimentos tradicionais da cidade.

     A indígena se tornou a principal detentora de ervas medicinais e defende de forma veemente a legitimação do povo Wakonã Kariri Xucuru, da região de Palmeira dos índios.

     Em contrapartida, a advogada tributarista, Fernanda Vilela, também homenageada, foi indicada pela comissão responsável por ter reestruturado e moralizado a arrecadação pública e ter implantado o Programa Nota Fiscal Alagoana. A juíza Maria Ester Manso, considerada uma magistrada de reconhecimento na área, disse que se sentiu privilegiada pela Comenda que destaca a trajetória de Nise da Silveira.

     

     Líderes sociais também foram homenageadas por Elisabeth Carvalho

     

     “É uma honra ser condecorada com esta comenda. Nise representou bem o dinamismo da mulher, quando se debruçou na psiquiatria e inovou métodos, adotando uma linha humanística no tratamento aos pacientes”, destacou. A presidente da Associação das Mulheres Advogadas de Alagoas, Marli Ribeiro de Sousa Aprígio, afirmou que a comenda é de significado sem limites, porque a Nise revolucionou - com seu método próprio - a medicina do Brasil e do mundo.

     “Ela transformou pacientes em artistas e trocou remédios por pincéis, usou tintas e argilas, simbolizando a luta pela quebra de paradigmas”, reforçou. A cientista social Débora Nunes foi mais uma contemplada com a comenda, graças à incansável luta pela produção e cooperação junto ao Movimento Sem Terra (MST). Já Marli Aprígio — também advogada — foi pioneira na luta pelas causas feministas, bem como a desembargadora Nelma Padilha, que se tornou a primeira juíza de Alagoas e atuou em várias comarcas.

     O ponto alto das homenagens se deu com a exposição de um vídeo com as ações da médica Zilda Arns, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral do Idoso. O auditório ficou de pé e os aplausos foram mais intensos que os dedicados às demais agraciadas. Emocionada, a coordenadora estadual da Pastoral, Maria do Amparo Torres, agradeceu o reconhecimento e lamentou o fato de Zilda não ter recebido pessoalmente a comenda.

     Participaram da solenidade o chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado; a secretária da Mulher, Wedna Miranda; a superintendente da pasta, Micheline Tenório e a presidente do Conselho Estadual da Defesa dos Direitos da Infância, Aparecida Batista. O show da cantora Zizi Posse fechou em alto estilo a solenidade festiva.