Câmara Cível 18/10/2011 - 17:26:07
Primeira Câmara Cível leva sessão de julgamentos a estudantes do Cesmac
Cerca de 200 acadêmicos acompanharão, nesta quarta, a apreciação de mais de 20 processos

Primeira Câmara Cìvel durante sessão de julgamento em faculdade Primeira Câmara Cìvel durante sessão de julgamento em faculdade Caio Loureiro (Dicom - TJ/AL)

     Mais uma etapa do projeto Interagindo com a Comunidade Acadêmica será levada aos estudantes de Direito de Maceió pela Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). A 12ª fase da iniciativa contemplará, mais uma vez, a Faculdade de Direito de Maceió (Fadima) do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac), nesta quarta-feira, a partir das 18h.

     Cerca de 200 estudantes de Direito na faculdade terão a oportunidade de acompanhar o julgamento de 20 processos em pauta e de outros em mesa pelos desembargadores Tutmés Airan de Albuquerque Melo, Alcides Gusmão da Silva e Washington Luiz Damasceno Freitas. A sessão itinerante destinar-se-á, desta vez, aos estudantes do período noturno da Fadima, em virtude de solicitação da direção da instituição de ensino.

     Antes do início dos julgamentos, os acadêmicos assistirão a uma palestra sobre aspectos do regimento interno do TJ/AL, a ser proferida pela secretária da Primeira Câmara, Margarida Melo, uma espécie de preparação para que eles possam compreender a sistemática dos trabalhos que se seguirão.

     Na última quarta-feira (12), os desembargadores levaram a sessão de julgamentos pela segunda vez à Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste (Seune). Quatrocentos alunos de Direito lotaram o auditório da faculdade para acompanhar a apreciação de matérias em segunda instância.

     Prêmio Innovare

     O projeto Interagindo com a Comunidade Acadêmica está concorrendo ao VIII Prêmio Innovare, um projeto que visa identificar, premiar e disseminar práticas inovadoras realizadas por magistrados, membros do Ministério Público estadual e federal, defensores públicos e advogados públicos e privados de todo Brasil, que estejam aumentando a qualidade da prestação jurisdicional e contribuindo com a modernização da Justiça Brasileira.

     Esta é a primeira vez que o TJ/AL inscreve uma prática inovadora para concorrer à premiação. O interagindo, após a fase de inscrição e análise, encontra-se no banco de dados para julgamento.