Tecnologia 29/02/2016 - 14:09:26
Justiça de Alagoas lança sistema de videoconferência nesta quarta (2)
Em fase de testes, Judiciário já fez mais de 100 audiências pelo sistema; inovação vai reduzir o tempo de tramitação de processos

Presidente Washington Luiz testa videoconferência no Núcleo Ressocializador da Capital. Presidente Washington Luiz testa videoconferência no Núcleo Ressocializador da Capital. Caio Loureiro
Justiça de Alagoas lança sistema de videoconferência nesta quarta (2)
Justiça alagoana realiza 1ª audiência por videoconferência com preso

Na próxima quarta-feira, (2), o sistema de videoconferência será inaugurado no Poder Judiciário de Alagoas, com a presença do presidente Washington Luiz Damasceno Freitas e do governador do Estado, Renan Filho. Na ocasião, às 10h, no Plenário do Tribunal de Justiça de Alagoas, será feita uma demonstração do sistema, em um telão.

Com a possibilidade de ouvir presos dentro do sistema prisional - em vez de realizar o arriscado transporte dos réus - a inovação vai reduzir o tempo de tramitação de processos, que ficam parados quando o preso não é apresentado na unidade judiciária. Para o Governo, haverá economia de recursos, já que o transporte é responsabilidade do Estado.

Além do uso em interrogatórios de réus e oitivas de testemunhas, que beneficia principalmente a Justiça Criminal, o sistema de videoconferência permite que os julgamentos colegiados do Tribunal de Justiça sejam feitos eletronicamente, com desembargadores em diferentes locais físicos.

Em fase de testes, a Justiça já fez cerca de 100 audiências pelo sistema. A utilização de videoconferência foi normatizada na semana passada pelo TJ/AL.


Diretoria de Comunicação - Dicom TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240






















LEGISLAÇÃO E NORMAS