Mediação e Conciliação Núcleo Mediação e Conciliação ganha 12 novos centros de solução de conflitos Cejuscs realizaram 1475 audiências de conciliação, resultando em 1380 acordos que abreviaram ou evitaram processos judiciais

Inaugurado em setembro de 2019, Cejusc de Arapiraca concilia conflitos pré-processuais envolvendo a Fazenda Pública Municipal. Inaugurado em setembro de 2019, Cejusc de Arapiraca concilia conflitos pré-processuais envolvendo a Fazenda Pública Municipal. Foto: Caio Loureiro

O Judiciário de Alagoas ganhou 12 novos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) em 2019. As unidades ajudaram a aumentar a resolução de demandas de forma amigável, sem a necessidade de um processo propriamente judicial.

Além de sete novos centros em Maceió, passaram a ser atendidos os municípios de Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, Paripueira, Barra de Santo Antônio, Arapiraca e Marechal Deodoro.

“É da essência da mediação e da conciliação esse salto de qualidade. Você resolve o conflito em muito menos tempo do que o método tradicional proporciona”, comentou o presidente Tutmés Airan de Albuquerque, durante a inauguração em Arapiraca.

Conciliações

O Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação (Nupemec), que administra os Cejuscs, entre outras atribuições, atingiu resultados expressivos no ano. Foram 1.475 audiências de conciliação realizadas, resultando em 1.380 acordos, o que significa uma taxa de êxito de 93,5%.

O juiz José Miranda Santos Júnior, coordenador-geral do Nupemec, destacou a atenção especial que a gestão tem dado ao tema. “Mudanças significativas foram empreendidas e continuam ocorrendo de forma dinâmica na gestão atual, uma vez que é prioridade do presidente Tutmés Airan a utilização dos meios alternativos de solução de conflitos como forma de desafogamento do Poder Judiciário”.

Cursos

Durante 2019, o Nupemec promoveu sete cursos relacionados a métodos alternativos de solução de conflitos, na Escola Superior da Magistratura de Alagoas e também no interior. O Curso de Formação de Mediadores e Conciliadores, por exemplo, ocorreu na Capital e foi levado a Arapiraca e Palmeira dos Índios.


Servidores participaram de curso de mediação e conciliação na Esmal, em setembro. Foto: Lucas de França


Cartilha

A juíza Maysa Cesário Bezerra, coordenadora do setor processual do Cejusc do Fórum da Capital, lançou a cartilha O Pé das Maçãs Douradas, que trata sobre mediação, na Semana da Conciliação e na Bienal do Livro de Alagoas, em novembro. A publicação tem como objetivo disseminar a cultura de paz entre crianças e adolescentes.

Visão Sistêmica

Com uma abordagem alternativa que busca perceber o conflito na sua essência e uma maior compreensão das emoções e situações pelas quais as partes vivenciaram, o Projeto Visão Sistêmica realizou 47 audiências no ano, tendo conseguido promover acordos em 38 processos. Em outros 4 processos houve desistência e apenas 5 prosseguiram.

Cejusc Itinerante

Em maio, o Nupemec recebeu uma van para funcionar como Cejusc Itinerante. A iniciativa é uma parceria com a Justiça Itinerante. O automóvel recebeu toda a estrutura necessária, com uma impressora, cadeiras, mesa e frigobar, e visa atender municípios onde não há Cejuscs.


Presidente Tutmés Airan entregou as chaves do veículo ao juiz André Gêda, coordenador da Justiça Itinerante. Foto: Caio Loureiro.


Confira a lista dos novos Cejuscs instalados em 2019:

MACEIÓ

Associação Espírita Nosso Lar

Base Comunitária da Polícia Militar no Vergel

Cooperativa Sicredi

Procon Alagoas

Uninassau

Raimundo Marinho

Cejusc Itinerante


INTERIOR

Palmeira dos Índios

São Miguel dos Campos

Paripueira e Barra de Santo Antônio

Arapiraca

Marechal Deodoro


Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240


Rolar para o topo